17 de novembro de 2017

Assine nosso Newsletter

O sonho do triciclo se tornou realidade e sucesso de um grande empreendedor

4 de setembro de 2014 - 7:25

www.mercadofinanceiro.com.br

 

O empresário Sérgio Ribeiro trilhou uma difícil caminhada ao longo do tempo, mas venceu apesar de todos os obstáculos encontrados em sua jornada no ambiente de negócios brasileiro.

 

Deficiente físico, vítima da poliomemielite na infância, ele atuava com a compra e venda de automóveis. Em 1991, foi atropelado e teve fraturas nas pernas, ficando engessado por diversos meses e precisou encerrar sua loja.

 

No ano de 1993, com três filhos pequenos e esposa, Sérgio descobriu uma nova oportunidade e um mercado inexplorado. Quando estava reparando a bicicleta de sua filha, percebeu uma oportunidade e obteve um espaço para uma oficina. Neste momento, surgia a empresa “Dream Bike”, primeiramente baseada no modelo “freestyle”, no qual um dos seus filhos é praticante.

 

Já em 2001, atendeu um cadeirante que necessitava de um ajuste em um triciclo, adaptado de uma cadeira de rodas. A partir deste momento, nascia a atividade de produção de triciclos e quadriciclos, inclusive com a criação de máquinas patenteadas especialmente para esta finalidade.

 

Criando e inovando, Sérgio tem desenvolvido uma grande gama de produtos, que atendem diferentes públicos consumidores. Além disso, seus projetos também são gerados especialmente para deficientes físicos, os quais são adaptados para cada pessoa e com requisitos diferenciados em cada caso.

 

Atualmente, seus triciclos são produzidos para passeio, carga, propaganda e até para atividades radicais, podendo, inclusive, além de contemplar pedal, apresentar modelos também elétricos, visando idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais. Os produtos são encontrados em praias, parques, pesqueiros, ruas, indústrias e resorts de todo Brasil. Entre seus clientes, estão grandes companhias como Kibon, Coca-Cola, Embraer, Petrobrás e Ambev, e muitos pequenos empresários que dependem de seus triciclos para tocarem seus negócios, tal como vendedores de rua. As bicicletarias também podem adquirir kits de montagem para adaptação de bicicletas em triciclos. Até na copa do mundo no Brasil seus triciclos foram utilizados para transportar pessoas até os estádios.

 

Devido ao caráter social de sua empresa, uma vez que seus triciclos especiais possibilitam pessoas com deficiência física a pedalar com segurança, Sérgio tem sido reconhecido e homenageado pela sociedade em geral, por exemplo, recebendo o título de cidadão paulistano e sendo embaixador da paz pela ONU.

 

Porém, no atual contexto de negócios, ele destaca dificuldades em relação à estrutura produtiva do país, como os altos custos, a falta de mão de obra especializada e a carga de impostos, inclusive ressaltando que estes últimos refletem um percentual superior ao praticado nos automóveis. A variação cambial também é outro fator de instabilidade no negócio, devido a importação de peças que precisa fazer para compor os produtos finais da firma.

 

Por fim, o empresário garante que confia no Brasil e mostra otimismo com o mercado consumidor para os próximos anos, apesar das dificuldades econômicas atuais e o baixo crescimento do país. Mas, para realizar novos investimentos sua decisão dependerá de um cenário contemplando certezas positivas para o curto, médio e longo prazo. Certamente, criatividade, inovação e eficiência produtiva não faltarão a quem vem nos últimos anos implementando novos e importantes produtos que atendem e facilitam a vida de pequenos empresários e pessoas com algum tipo de deficiência física. Seu sucesso e exemplo são importantes para o Brasil!


Dream Bike 1_600 px

Print Friendly and PDF

Noticias Relacionadas