Imagem: Jason-briscoe-Unsplash

A Oferta Pública Inicial, em inglês, Initial Public Offering (IPO), ocorre quando uma empresa abre seu capital no mercado secundário, ou seja, na Bolsa de Valores.

É uma venda inicial de ações, que representam uma parte do capital social total de uma companhia. Quanto mais ações você comprar, maior será sua participação na empresa.

Com o IPO, as ações são negociadas em um mercado composto por compradores e vendedores, dando liquidez aos papéis e condição para que os investidores possam transformar sua aplicação em dinheiro.

No IPO, a distribuição de ações pode ter o caráter primário ou secundário.

Isto é, o vendedor das ações pode ser a própria companhia, que busca captar recursos financeiros para seu fluxo de caixa ou investimentos, ou seus sócios, que visam receber um retorno monetário de seus recursos anteriormente integralizados no capital social da empresa.

O investidor deve analisar cuidadosamente o Prospecto da Oferta Pública, pois este documento explica em detalhes todas as informações e características da oferta, incluindo dados financeiros e de mercado da empresa, de seus sócios, os fatores de risco, a destinação dos recursos captados e as condições do preço estipulado.

Dessa forma, analisando o Prospecto da Oferta Pública, o investidor consegue ter informações suficientes para tomar a decisão de participar ou não do IPO.

O IPO pode representar uma excelente opção de investimento, desde que a empresa ofertante das ações tenha uma boa perspectiva de resultados para o curto, médio e longo prazo.

Diversos fatores devem ser avaliados, como a atual situação financeira da companhia, seus produtos, o setor de atuação, a posição mercadológica, a transparência nas informações fornecidas ao mercado e a forma de gestão dos administradores.

Caso opte por não comprar as ações no IPO, o investidor tem a possibilidade de adquirir os papéis em um segundo momento, comprando diretamente na Bolsa de Valores, após a negociação inicial.

Todos os direitos reservados – MERCADO FINANCEIRO

Anúncio